Histórico

CIDADE DE QUERÊNCIA

QUERÊNCIA é um município situado no nordeste do Estado de Mato Grosso, na Grande Bacia Amazônica. Dentro de seus grande limites encontra-se parte da Reserva Indígena do Xingu, e uma imensa área virgem, formada pelo Cerrado Mato-grossense, Floresta Amazônica e uma larga área de transição. Localiza-se a uma latitude 12º35'49" sul e a uma longitude 52º11'59" oeste, estando a uma altitude de 350 metros. Possui uma área de 17.850,249 km². De acordo com os últimos dados do IBGE, em 2014 a população estimada era de 15.121 habitantes.

A denominação de Querência foi escolhida para marcar o cunho gaúcho da migração, pois é nome típico das estâncias sulinas, ligado à tradição cultural dos primeiros moradores do lugar, os gaúchos. Querência recebeu status de município pela Lei Estadual nº 5895 de 19 de dezembro de 1991, com território desmembrado dos municípios de Canarana e São Félix do Araguaia.

A principal fonte de renda de Querência está na atividade agropecuária. A cultura da soja e do arroz, e a criação de gado de corte merecem destaque nacional. De acordo com o Sindicato Rural do município, Querência conta com aproximadamente 300 mil hectares agricultáveis e estabelece recordes anuais de produção (no biênio 2005-2006 o crescimento da produção foi de 16%). Em 2006 foi responsável pela 24ª maior produção agrícola do país, com 489.113 t, e a 14ª maior produção de soja, com 461.100 t. Empresas de grande porte como Cargill e Bunge estão instaladas em Querência e apostam na crescente expansão da produção da oleaginosa. A pecuária também apresenta números expressivos. Ela dispõe de aproximadamente 200 mil hectares em pastagens e possuía, em 2008, 201.808 cabeças de gado.O município conta com 5 assentamentos: P.A. Pingo D'ÀGua, Coutinho União, Sao Manoel, Brasil Novo e Nova Esperança. O maior deles é o Pingo D'àgua, com 549 lotes .

Principais Festas

      Baile do Chopp - É uma festa de cunho alemão que seduz bebedores de cerveja de todas as ascendências. Realiza-se no final do mês de maio, e sempre conta com bandas do sul do país.
    Festa do Colono e Motorista -  Costuma iniciar com um grande desfile de máquinas (caminhões, tratores, colheitadeiras, entre outros) que percorre o centro da cidade. Realiza-se no final do mês de julho.
    Festival da Canção -  É um evento promovido pelo SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e acontece no mês de julho.
    Expoquer- É o maior evento do calendário querenciano, pois concentra Shows de músicos (geralmente duplas sertanejas famosas), Exposição de máquinas agrícolas e Rodeio sobre touros (que faz parte do circuito mato-grossense de rodeio). A primeira edição ocorreu em 2006. Realiza-se durante quatro dias no mês de agosto.

    O NACIONAL 2017, com o 14º Fenart, 18º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 8º Jogos Tradicionalistas, contará com um público garantido acima de 4.000 participantes, vindos de todos os estados do país para disputar as inúmeras provas de várias modalidades do evento promovido pelo CBTG, realizado pelo MTG/MT  e CTG Pousada do Sul. A expectativa de público, contando com os visitantes, é de mais de 8.000 pessoas por dia no Sábado e Domingo do evento.

    O Nacional 2017 já é considerado  o maior evento tradicionalista que se realizará nos próximos 5 anos no calendário querenciano.