Histórico

História do CTG Pousada do Sul

O CTG Pousada do Sul, da cidade de Querência, MT, pertencente a 4ª Região Tradicionalista do MTG –MT, foi fundado oficialmente no dia 21 de julho de 1987. Os preparativos para a sua fundação aconteceram 30 dias antes, com um grupo reunido em uma roda de chimarrão, na residência do Sr. Roberto Basso, onde a necessidade de criar um CTG em Querência e poder manter viva a tradição e os costumes gaúchos, longe dos pagos, foi amplamente discutida. 
Neste grupo estiveram: Roberto Basso, Antonio Pauletto, José Dambros, Denir Perin, Laurindo Binotto e Milton Eichholz, que juntos tomaram a iniciativa de convocar a primeira reunião, que ocorreu em 21 de julho de 1987, no Salão Comunitário com a presença de aproximadamente 30 participantes. Deu-se início então ao CTG Pousada do Sul, conforme Ata 01/87. Nesta data foi escolhida a comissão para que em 30 dias convocasse uma assembleia e realizasse as eleições da primeira patronagem. 
Eleito como Primeiro Patrão, o Sr. Roberto Basso.
O CTG Pousada do Sul funcionou provisoriamente no Centro Comunitário até 1993, quando foi dado início a construção da sede numa área de 5 hectares doada pela COOPERCANA. Posteriormente, aconteceu a compra de mais 5 hectares pela entidade, ligada a primeira, às margens da Estrada R 20/MT 243, saída para Ribeirão Cascalheira, à direita de Querência, onde se encontram suas instalações até os dias de hoje. No transcorrer dos anos, o CTG Pousada do Sul participou de diversos eventos, no âmbito regional, estadual e nacional. Como destaque estadual, foi sede de 3 FEMARTs: - 1998: Juvenil em 1º lugar; - 2012: Classificações individuais e Esportiva; - 2015: Campeão Geral, sendo que em todas as etapas, participou de  todos os Festivais e em todas as suas modalidades, com destaque na Artística.
 
A nível nacional, a primeira participação em FENART, aconteceu em 1996, na cidade de Lagoa Vermelha - RS, com destaque para a Invernada Mirim, em 4º lugar. Em 1999 na cidade de Ponta Porã, MS, participou com a Esportiva, com vários competidores, onde o Grupo Juvenil terminou em 4º Lugar. Depois veio Jataí, GO, em 2013, com a Esportiva, com grande participação e Individuais, sagrando-se Campeão Nacional Dança de Salão Mirim. 
Já em 2015, na cidade de  Piratuba, SC, o CTG Pousada do Sul contou com o maior número de participantes até então. De lá voltou como Campeão Nacional Saída Mirim A, 2º Lugar Intérprete s sV eterano, vários 2º e 3º Lugares na Esportiva e ânimo para sediar o próximo Nacional, objeto deste projeto, realizando a visão do  ex-prefeito de Querência Helio Vitorino Silva, gestão 1997-2000: “Ontem sediamos um Regional. Hoje, sediamos um Estadual. Quem sabe no futuro, um Nacional”, palavras citadas em Julho de 1998. 
E o futuro chegou. Vamos realizar o Nacional 2017!
O CTG Pousada do Sul está inserido em um contexto de grande miscigenação cultural, com pessoas dos mais diversos estados do País, abrindo suas portas para toda a sociedade, com livre acesso às pessoas, indiferente de credo e cor, o que fica evidenciado na grande participação da comunidade nos eventos que a entidade realiza, demonstrando nossa hospitalidade como anfitriões para o Nacional de 2017.